- AI é Fácil!
- Posts
- Se queres proteger-te da IA, LÊ ISTO!
Se queres proteger-te da IA, LÊ ISTO!
Aprende a crescer o teu negócio!
Olá, caros leitores!
Sejam bem-vindos a mais uma edição de nossa newsletter “Descomplicar a Inteligência Artificial”, onde discutimos as aplicações da IA na nossa vida.
Notícias do dia
Protege as tuas fotos da IA
Várias ferramentas de IA, como o Midjourney e o Dall-E, têm-nos impressionado ao longo do último ano com as suas gerações de imagens hiper-realistas. De facto, todas as imagens que vês nesta newsletter são geradas com o recurso a IA!
Mas com grandes vantagens, geralmente vêm grandes desvantagens. Há uma crescente preocupação sobre o uso indevido de modelos de IA que geram imagens, especialmente o potencial para pessoas com objectivos maliciosos distorcerem as suas imagens em algo sinistro ou indesejado.
O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT vem socorrer-nos (parcial) com uma ferramenta de IA chamada PhotoGuard para proteger imagens de edições maliciosas.
O PhotoGuard funciona alterando certos pixels para tornar uma imagem imperceptível para nós, mas detectável por computador.
A técnica que o PhotoGuard utiliza é um distinto método de dois "ataques" para criar perturbações:
O ataque do codificador altera a forma como o programa de IA vê e entende a imagem, tornando-a indetectável.
O ataque de difusão engana a IA a ver uma imagem como algo diferente, de modo que quaisquer alterações que faça não fazem sentido.
Uma IA a proteger-nos de outras. Aguardamos mais avanços nesta área ainda em desenvolvimento e que certamente, continuará a dar que falar.
Ferramenta do dia
Com o RizeMail, podes ter resumos da informação essencial de todos os teus e-mails, sejam newsletters ou atas de reuniões!
Basta enviares o email para a app e obterás um resumo do mesmo! Mais fácil é impossível!
Prompt do dia
Como crescer o teu negócio 👇️
O meu negócio alcançou um sucesso inicial e está pronto para crescer. Desenhe uma estratégia de crescimento focada na sustentabilidade, responsabilidade social e considerações éticas. Equilibre a rápida expansão com a viabilidade a longo prazo. Inclua aspetos como mercados-alvo, estrutura organizacional, parcerias, planeamento financeiro e impacto social.
O meu negócio é [descreve o teu negócio - mais detalhe melhor resposta]
Imagem do dia
Espero que tenhas apreciado esta edição de "Descomplicar a Inteligência Artificial". Se achaste este artigo útil ou interessante (ou ambos!), convido-te a partilhá-lo com a tua família, amigos e redes sociais. Juntos, podemos disseminar o conhecimento sobre como a IA pode ser um aliado poderoso no nosso quotidiano!
Até breve,
Tiago
Equipa da “Descomplicar a Inteligência Artificial”
Reply