- AI é Fácil!
- Posts
- Descomplicar a IA
Descomplicar a IA
O futuro de ler livros!
Bonjour, caros leitores!
Sejam bem-vindos a mais uma edição da nossa newsletter “Descomplicar a Inteligência Artificial”, onde discutimos as aplicações da IA na nossa vida. Hoje, esta edição chega-vos diretamente de Marselha, uma cidade maravilhosa no sul de França. Recheada de história e com uma incrível paisagem das suas calanques! Mas vamos ao que interessa! Vamos explorar o uso de IA para conseguirmos obter a informação dos livros que mais procuramos e desejamos ler mas 10 vezes mais rápido! Não acreditas? Então, relaxa e aprecia a viagem que vamos ter com não uma mas três IAs que nos vão facilitar a nossa aprendizagem!
Talk to Books
O “Talk to Books” é uma nova funcionalidade do Google Books, que permite aos utilizadores explorar livros de uma maneira totalmente nova. Com o “Talk to Books”, podes fazer perguntas ou declarações e ter acesso a citações de livros como resposta. O serviço utiliza machine learning para fornecer respostas relevantes em nível de frase, em vez de apenas pesquisar por autor ou tópico. O “Talk to Books” é uma ferramenta útil para quem deseja aprender rapidamente sobre um assunto específico e é uma forma inovadora de acessar as informações encontradas nos livros. No entanto, é importante lembrar que o serviço não é adequado para obter conselhos médicos, já que as respostas não são verificadas quanto à precisão ou relevância. Vamos então pegar num tópico e explorá-lo. Decidi que gostava de saber mais sobre investimentos e coloquei esta pergunta:
E recebi esta resposta:
Ora recebemos alguma informação à nossa pergunta na forma de citações do livro. Desta forma podemos selecionar melhor que livros desejamos ler. Ou melhor ainda, usar a próxima IA para lhe fazer perguntas diretamente.
DropChat
A “Dropchat” é uma plataforma que permite aos usuários criar chatbots semelhantes ao ChatGPT para vários tipos de arquivos, como documentos, vídeos e sites, e incorporá-los em sites. A plataforma também inclui um recurso de bate-papo rápido de livro e um recurso de cartão de estudo para anotações e autoavaliação. Permite também aos utilizadores conversar instantaneamente com qualquer livro ou arquivo pesquisando pelo título, autor ou número ISBN. Podem criar conta gratuitamente mas apenas podemos fazer 30 perguntas/prompts nesta versão.
Mas vamos a um pequeno teste, para perceberem como funciona. Decidi pegar num livro da minha lista de desejos da Amazon, e escolhi “As 48 Leis do Poder”, por Robert Greene (para os assinantes da Newsletter “Manhãs do Milton”, sabem bem de qual estou a falar 😉) Ora vejam o que saiu:
Passo 1: selecionar o titulo que queremos “falar” com. Como queria um livro cujo ficheiro não tinha, selecionei o livro no menu. Podem selecionar ficheiros ou até mesmo vídeos que tenham o link!
Depois de terem selecionado podem começar a conversar com o livro.
Não é ainda a melhor versão possível mas sem dúvida uma excelente forma de retirarmos a informação que queremos mais rapidamente de qualquer livro ou documento! Mas para os que ainda acham muito trabalho tenho uma última ferramenta: A Speechify.
Speechify
A Speechify é uma plataforma de text-to-speech. Cliff Weitzman, o seu criador, é disléxico e desenvolveu este software que permite gerar áudio a partir de texto, áudio esse que é gerado por AI. É possível também utiilizar Optical Character Recognition da Speechify, que permite converter texto presente em imagens e gerar áudio a partir de imagens. Assim podemos ouvir PDFs, artigos, emails, Words, tudo o que conseguirem carregar para a plataforma. Vou deixar um link para um review da plataforma.
Espero que tenham gostado desta edição da “Descomplicar a Inteligência Artificial”. Se acharam este artigo útil ou interessante (ou mesmo ambos!), partilhem com a vossa família e amigos, para que todos possamos compreender melhor como a IA pode ser um poderoso aliado no nosso dia-a-dia. Deixo-vos com o Prompt da semana - o segmento final onde, com recurso a IA, deixo um prompt e, caso seja para geração de imagem, deixo a imagem do mesmo. Hoje fica esta:
A realistic shot of an AI agent that is reading a book in a vast huge library to absorb all the knowledge from humanity (via Eluna.ai)
Até para a semana,
Tiago
Equipa da “Descomplicar a Inteligência Artificial”
Reply