Aprende a tomar decisões com IA!

Um comunicado importante

Olá,

Hoje trago-vos uma edição diferente mas importante.

Como sabem, esta newsletter nasceu do gosto de ensinar os outros e por terem mencionado várias vezes que tinha alguma habilidade na escrita de prompts. Começamos com cerca de 30 pessoas e 4 meses depois, alcançamos as 400! Não consigo agradecer-vos o suficiente por todo o apoio ao longo desta jornada!

Muitos de vós também sabem que sou fisioterapeuta e neste momento tenho novos projetos na área a nascer. E por isso, tomei a decisão de reduzir o número de edições que a “Descomplicar a IA” vai ter por semana. Não foi fácil mas teve de ser tomada. Não vou desaparecer por completo mas esta redução dar-me-á tempo e espaço para conseguir lançar outros projetos que neste momento necessitam de mais atenção da minha parte.

Espero que tenham gostado de todo o conteúdo que fui partilhando ao longo dos 4 meses. A ideia desta newsletter sempre foi dar-vos o máximo de conhecimento de forma gratuita. Espero que entendam a decisão e que continuem a acompanhar-me nesta aventura!

Mas como deves imaginar, tive ajuda nesta decisão. E de quem mais poderia ser se não do nosso amigo, ChatGPT! Ora, a conversa foi longa (e tem algumas surpresas que quero guardar antes de partilha convosco 😉), mas vou deixar aqui o prompt que usei 👇️ 

Por favor, preciso que me ajudes a tomar uma decisão sobre que negócio continuar a perseguir, sendo o objectivo desta decisão reduzir distrações e esforço mental em diversas tarefas e obter mais retorno num único negócio. Achas que me podes ajudar?

Ora, daqui para a frente, é tudo uma questão de ires trocando ideias com o ChatGPT, tal como farias com um mentor ou amigo em quem confias. Algumas sugestões:

  • Dar contexto do porquê de precisares de tomar a decisão

  • Pedir para tratar cada ponto da decisão por mensagem (assim consegues melhor detalhe, ao passares o limite de caracteres)

  • Usar plugins (para esta conversa usei o Decision Matrix)

  • Perguntar diretamente ao ChatGPT se necessita de mais informações para te puder auxiliar na decisão

  • Pedir para passar a sua análise de forma quantitativa (por exemplo, numa escala de 0 a 10)

Sem dúvida que foi uma conversa bastante produtiva e, quando precisares de uma pessoa que te possa ajudar, de forma menos parcial, o ChatGPT parece-me a companhia ideal.

Espero que tenhas apreciado esta edição de "Descomplicar a Inteligência Artificial". Sei que não é a mensagem que gostariam de receber, mas com esta decisão posso manter algo que acho útil para vocês, sem comprometer a sua qualidade!

Por último, gostava que tirasses 2 minutos para responder a um pequeno questionário, para que possa saber mais sobre como posso melhorar mais a newsletter para ti! Obrigado!

Até breve,

Tiago

Equipa da “Descomplicar a Inteligência Artificial”

Reply

or to participate.